#00 C++ Jedi Academy: A História da Linguagem

Dennis M Ritchie

Neste primeiro post da série de posts sobre o C++ acho importante começar com uma visão do contexto histórico da linguagem. Saber onde e como tudo começou é importante não só por reter um conhecimento a mais sobre a linguagem, mas para se localizar no espaço-tempo do que ainda esta acontecendo (e olhe que estamos falando de apenas algumas décadas desde que o computador e consequentemente as linguagens de programação surgiram!). Em minha opinião entender o contexto histórico vai te ajudar a entender os inúmeros “porquês” que podem vir a surgir futuramente com o estudo da linguagem.

Então, a linguagem de programação C chegou no início de 1970 desenvolvida por um camarada chamado Dennis M. Ritchie, um grande “Jedi” da Bell Labs (AT&T). Muitas outras linguagens de programação são derivadas da linguagem C desse grande mestre. Alguns fizeram bem e outros não, mas em geral quanto mais alto o nível da linguagem (ex.: Java, C#), mais pesada ela vai ser, mas nem todas seguem essa regra, o Objective-C e C++, por exemplo, são derivados da linguagem C e são muito, mas muito eficientes. Claro que se você for um bom programador você consegue tirar bom proveito da linguagem e ter um programa tão rápido quanto tivesse feito em uma linguagem de mais baixo nível (e obviamente que existem muitas variantes que vão lhe fazer optar por uma linguagem ou outra, como o tamanho do projeto e requisitos por exemplo, mas não vamos entrar nessa discussão aqui). A principal adição ao C de ambas (C++ e Objective-C) foi a Orientação a Objetos, falaremos mais sobre isso nos próximos posts.

Bjarne Stroustrup

A linguagem de programação C++ (originalmente chamada de “C com Classes”) foi criada por Bjarne Stroustrup, outro super Jedi da Bell Labs (AT&T). Stroustrup (O aeroporto de moscas ai da foto, hahah) começou a trabalhar no C++ em 1979. A ideia de criar uma nova linguagem se originou a partir de um desejo, de fazer as coisas, que não eram possíveis com as outras linguagens existentes na época. Ele tinha experiência com algumas linguagens como Simula e BCPL. Stroustrup descobriu que Simula tinha características que eram muito úteis para o desenvolvimento de software de grande porte, mas a linguagem era muito lenta para uso prático, enquanto BCPL era rápido, mas de baixo nível demais para ser adequado para o desenvolvimento de software de grande porte. Então ele escolheu melhorar a linguagem C se inspirando nas características da Simula e BCPL, mas não só essas duas, Stroustrup também pegou recursos emprestados de linguagens como Ada, CLU, ALGOL 68 e ML.

Em 1983, o nome da linguagem foi alterado de “C com classes” para C++. O primeiro lançamento comercial da linguagem C++ foi em outubro de 1985, e em 1989, a versão 2.0 foi liberada.

Em 1990, O “The Annotated C++ Reference Manual” foi publicado. Este trabalho constituiu a base para o futuro padrão e em 1998, um comitê ANSI-ISO padronizou a linguagem C++.

Como você pode ver demorou muito tempo (quase 20 anos) para chegar a uma versão padronizada da linguagem. Depois disso existiram algumas correções e atualizações na linguagem, as versões foram conhecidas como C++98, C++03, C++TR1 e a mais recentemente lançada C++11.

Existem planos para uma atualização agora em 2014. C++14 (deduzindo-se 14 de 2014) é planejado para ser uma pequena extensão do C++11, apresentando principalmente correções de bugs e pequenas melhorias, da mesma forma como C++03 era uma pequena extensão para C++98. Também existe um plano de uma grande atualização em 2017 (que seria o C++17), mas embora os nomes com finais 14 e 17 pareçam implicar numa liberação em 2014 e 2017, essa data não é fixa e muito menos oficial.

É isso ai! Agora é só mergulhar no mundo C++, estudar e acompanhar as novidades da linguagem que você tá no caminho certo! Então! Até a próxima 🙂

 

Referências:

– Wikipedia.com: http://en.wikipedia.org/wiki/C%2B%2B

– Cplusplus.com: http://www.cplusplus.com/info/history/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s